top of page
Buscar
  • Foto do escritorAline Ornelas

Você sabe qual é o papel da Advocacia Preventiva?


A Advocacia preventiva ou também conhecida como Assessoria jurídica, vem crescendo e ganhando mais espaço a cada dia no meio empresarial. O advogado que atua de forma preventiva utiliza técnicas para evitar um conflito judicial, sendo mais branda a resolução dos problemas, o que se pode ser feito através de técnicas de mediação, conciliação ou arbitragem.


Desta forma, confirma-se que uma assessoria jurídica, sempre será a melhor opção, tendo em vista o caos em que passamos no judiciário do nosso país, que de célere, infelizmente, não tem nada.


Apesar disso, além da morosidade clássica do judiciário, há também as grandes divergências nas decisões entre os nossos magistrados, em casos que são idênticos, acarretando em um bloqueio que atrapalha em grande escala o trabalho em uma ação judicial.


A Advocacia Preventiva tem um papel muito importante para todos aqueles que fazem negócios, em todas as suas fases.


Todos sabemos que a prevenção é melhor do que a manutenção ou até a demanda em algo, fato esse que já é de amplo conhecimento em todas as profissões e não seria diferente para os advogados, porque sempre é melhor prevenir um conflito do que entrar em um.


Contudo, os advogados ainda são lembrados apenas quando se tem algum conflito que já se transformou em demanda judicial. E assim, acarretará em um custo maior do que se tivesse feito, de forma preliminar, a contratação de uma assessoria jurídica preventiva. Evitaria assim, além de um gasto financeiro elevado, também o desgaste emocional que uma demanda judicial causa.


Com isso, a contratação de uma assessoria jurídica, reduz em grande escala a procura de um advogado para resolver problemas que surgirem, ele é contratado para contribuir com o dia a dia da empresa, identificando riscos, prevenindo problemas e solucionando-os, quando impossíveis ou inviáveis de serem prevenidos.


E exemplificando, um meio no qual hoje a procura de um assessoramento jurídico vem crescendo muito é o setor do agronegócio.


Atualmente podemos dizer que as negociações que envolvem o campo vai além da negociação de compra e venda de imóveis rurais. Com o atual cenário em que estamos vivendo, o segmento do agronegócio foi o menos afetado, uma vez que, foi visivelmente o seu crescimento.


Igualmente, com o grande crescimento de negociações neste meio, é cada vez mais necessário manter um advogado disponível para te assessorar nestas negociações de forma preventiva.


De tal modo, a conscientização, tanto do produtor rural quanto da empresa agrícola, de que seu negócio precisa de uma assessoria jurídica, está sendo bem aceita, já que, distinto do que era o pensamento de antes, hoje eles têm em mente que o advogado vai ajudar quanto à formalização dos seus negócios.


Assim, os benefícios que são colhidos quando se tem uma assessoria jurídica são amplos, no qual vai desde uma diminuição de custos nos seus negócios, a redução de ações envolvendo a esfera trabalhista ou, até mesmo, de ações de outras naturezas, além de auxiliar em uma melhor forma de fazer o seu planejamento tributário e sucessório.


E, tudo isso, se dá pelo fato de operar preventivamente, com a finalidade de amortizar ou até mesmo suprimir os riscos de uma operação, trazendo uma maior segurança jurídica para os seus negócios.


Por conseguinte, o advogado que faz um trabalho de assessoramento preventivo, presta assessoria preventiva de forma ampla, resguardando este em todos os assuntos inerentes a sua atuação no mercado, além de atuar também, eventualmente, surgir um litígio envolvendo este cliente. Cabe lembrar que a orientação prévia reduz a probabilidade de ações judiciais, o que, por sua vez, representa uma economia para a empresa.


Por fim, com o auxílio de um advogado que presta assessoria jurídica preventiva, o produtor rural, a empresa agrícola ou qualquer outro empreendimento, tem a sua capacidade ampliada de mensurar seus riscos e é capaz de tomar decisões com maior segurança, o que contribui com as chances do seu empreendimento progredir.


Prevenir sempre será melhor do que remediar!

59 visualizações0 comentário

Comments


Todos os posts

bottom of page