top of page
Buscar

As Vantagens da Operação Barter


A operação Barter já é utilizada desde meados dos anos 90, sendo atualmente, responsável por 20 % do faturamento das empresas de insumos no mundo.

O Barter torna-se uma operação muito vantajosa e segura, se observado todas as suas particularidades.


E o que é o Barter ?


O Barter nada mais é do que um meio de troca entre as partes envolvidas. No qual o produtor que não tem recursos financeiros, ou que não queira usar recursos próprios, utiliza de recursos de terceiros para formar a sua produção.


Na prática, as empresas que são revendas ou as próprias tradings, antes do início do plantio, negociam com o produtor, fornecendo a ele um crédito, com base no seu relacionamento e capacidade de pagamento.


Após a colheita ou a finalização do seu trabalho, o produtor entregará a essa empresa o grão, ou o seu produto final, obtido através da implementação dos produtos adquiridos deste empréstimo.


Para ilustrar, podemos descrever a seguinte situação: um produtor, realiza um Barter com uma determinada empresa do ramo agrícola, com isso haverá o travamento do valor daquele produto, o qual será a moeda de troca. Ou seja, ele vai entregar quantidade X do produto produzido, ao final da sua produção, com a finalidade de promover o pagamento daquilo que a empresa forneceu no início.


Quais as vantagens para o produtor e para a empresa ?


As vantagens da negociação via operação Barter para o produtor concentram-se no fato dele não precisar entrar com recursos próprios, protegendo assim o seu capital de giro, com melhores condições de negociações no mercado, de ser um “empréstimo” de baixo custo, quando comparado a outras taxas de outros empréstimos, ter a garantia da qualidade dos produtos injetados no seu negócio com alta tecnologia, não necessitar buscar em vários lugares os produtos de que se precisa, quando se faz a aquisição da troca por insumos, além de ter o conforto de pagar pela sua produção na fase de colheita dos frutos. Sem falar que o produtor não fica a mercê da variação de preços no mercado de commodities.


Já no que tange à empresa, as vantagens são a segurança que será feita a venda para o produtor, no qual a empresa assegura a negociação através de um título representativo que garante que a entrega, ou melhor, o pagamento desta negociação, realizado entre ambos, conhecido como Cédula de Produto Rural (CPR), no qual, consegue minimizar os riscos de inadimplência da venda realizada. Sendo que o produtor se compromete com a empresa de entregar o produto como pagamento daquele empréstimo.


A empresa tem a liquidez do negócio, sabe o volume de produto que receberá e pode assim dar continuidade a suas operações em cadeia.


Assim, com a instabilidade que se pode verificar no mundo do agronegócio, o Barter mostra-se muito interessante, com um crescimento em alta escala, por ser uma ferramenta que alavanca o produtor rural, abrindo mais crédito com baixas taxas e juros.

56 visualizações0 comentário

Comments


Todos os posts

bottom of page